15 de out. de 2012

Grêmio Estudantil realiza grande encontro regional




09 de outubro foi marcado pelo grande encontro regional do Grêmio Estudantil do NRE de Pitanga. O evento reuniu aproximadamente 250 alunos, entre representates de turmas e Grêmios Estudantis de todos os municípios jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação. Veja as fotos

Para abrilhantar este dia, durante a programação houve Palestras e teatro sobre drogas, violência e sexualidade, atividades físicas e manifestações artísticas dos próprios alunos. O Encontro contou com a presença e participação do Cabo Luciano Antunes Moura, Máster PROERD, da Tenente Luci Aparecida Rocha Belão Lubel, diretora do Núcleo de Direitos Humanos da Polícia Militar de Curitiba, do Sr. Adir Simão de Souza, da Secretaria de Estado da Educação, responsável pela organização do Grêmio Estudantil na Gestão Democrática, dos integrantes do Batalhão da Patrulha Escolar - PROERD, Sargento Paulo Sérgio dos Santos e Soldado Matilde Queiros de Paula Louro, da Chefe do NRE de Pitanga, professora Maria Aparecida Ziegmann Schon e de todos os Diretores e Pedagogos dos Colégios Estaduais.

Nas palavras da Coordenadora dos Grêmios Estudantis, professora Maria Olanda Nunes Bonfim, "nós educadores compreendemos que nas escolas surgem, de forma espontânea, quase que natural, diferentes grupos que se mobilizam por diversas razões e motivos. É numa forma de apoio a esses grupos, que hoje a Secretaria de educação se empenha em incentivar e organizar os grêmios estudantis, com o objetivo de favorecer o relacionamento e a convivência entre os nossos jovens e toda comunidade escolar.

Por ser uma organização institucionalizada caminhar junto a comunidade escolar na busca coletiva dos anseios, desejos e aspirações dos estudantes.

Nenhum Grêmio se forma sem a vontade dos próprios alunos. São eles que devem reconhecer a sua importância e que devem definir o seu perfil. Organizados, exercem papel importante na formação do aluno, devendo ter uma dimensão social, cultural e também política.

Em certos períodos da história do Brasil, como na ditadura militar,eles se tornaram até “incômodos”,e chegaram a ser vistos como tumultuadores da ordem e a partir da redemocratização do país acabaram perdendo muito do seu espaço.

Hoje essa visão mudou. Nossos diretores e diretoras estão aos poucos, deixando de agir contra a formação dos grêmios, entendendo que podem contar com uma força a mais na luta pela qualidade de ensino, pela melhoria no ambiente escolar, que deve ser agradável a todos.

Nós educadores, hoje temos consciência de que nossos alunos encontram na contestação uma forma de expressão. O bom educador enriquece, ganha com isso, enxerga mais e melhor a realidade dos alunos.

Queremos que o aluno tenha voz e vez. e que seja tratado como agente e não como um espectador do que acontece ao seu redor.

O encontro de hoje é mais um passo para a efetivação da participação dos alunos na vida de suas escolas através da voz dos grêmios estudantis." (N.R.E Pitanga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.